terça-feira, 24 de maio de 2011

Bolo de Limão

Minha irmã, que raramente vai para a cozinha, acordou inspirada e fez esse bolo de limão. E não é que ficou bom? Hahaha Leve, fofinho e com um toque azedinho. Hmmm. Façam já! =)


1 xíc. de óleo
1 xíc. de leite
4 ovos
Suco e raspas da casca de 1 limão
2 xíc. de açúcar
1 pitada de sal
3 xíc. de farinha, peneirada
1 colher (sopa) de fermento em pó

Cobertura
1 lata de leite condensado
5 colheres (sopa) rasas de manteiga
1/3 xíc. de suco de limão

Comece pela cobertura: Misture os ingredientes da cobertura com uma colher e leve à geladeira até ficar espesso. Recomendo fazer somente 1/2 receita.
Bolo: Bata no liquidificador o óleo, o leite, ovos, suco de limão, açúcar e o sal até ficar homogêneo. Transfira para uma tigela, acrescente a farinha, o fermento, as raspas de limão e misture com uma colher. Despeje em uma forma de 25x35cm untada e enfarinhada e leve ao forno 180ºC, por 40 minutos ou até que ao enfiar um palito, ele saia limpo. Deixe esfriar, desenforme e cubra com a cobertura. Polvilhe com as raspas de limão. Sirva em temperatura ambiente ou gelado.


terça-feira, 17 de maio de 2011

Panquecas Americanas

Tivemos panquecas para o café-da-manhã de Domingo. Hmmm...ouso dizer que essas são as melhores panquecas que eu já comi, e olha que não foram poucas. Hahaha  Elas são bem fofinhas e altas, como a dos filmes americanos, e possuem a textura de um bolinho mesmo (algumas panquecas tendem a ser mais esponjosas). Quem me presenteou com essa receita foi a minha amiga e companheira do meu outro blog, a Ann. Thanks Ann!! =D
 #queropanquecastodososdiasparaocafedamanha =)


2 xícaras de farinha de trigo
3 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
1 xícara de açúcar - Eu geralmente uso 1/2 a 3/4 de xícara, pois acho que 1 xícara fica doce demais
1 xícara de leite, temperatura ambiente
55g de manteiga sem sal, derretida
2 ovos

1. Peneire a farinha, o fermento, o sal e o açúcar em uma tigela média.
2. Acrescente os ingredientes líquidos e misture até ficar homogêneo. Não misture demais.
3. Unte uma frigideira com manteiga e aqueça em fogo baixo. (Faço sempre na boca menor e no fogo mais baixo.)
4. Coloque uma porção da massa na frigideira - + ou - meia concha. Algumas bolhas irão se formar*. Vire a panqueca com a ajuda de uma espátula/escumadeira e deixe assar por mais alguns segundos.
5. Sirva com morangos, banana, mel ou maple syrup, ou com o que desejar.

~Rende mais ou menos 10 panquecas médias, ou mais dependendo do tamanho.

*Dicas: 
-Não faça em fogo alto pois elas irão queimar e vão ficar cruas por dentro.
-Retire a frigideira do fogo antes de colocar mais uma porção da massa. (Não esqueça de voltar ao fogo! Eu sempre esqueço.)
-Não espere até que bolhas se formem antes de virar as panquecas. Sempre dê uma espiadinha antes de virá-las, levantando uma beiradinha com a espátula, pois se o fogo estiver forte elas irão queimar antes das bolhas se formarem (vai depender do seu fogão; o meu é bem forte, mesmo na chama mais branda.)
-Ao virar as panquecas dê uma apertadinha de leve com a espátula para achatá-las um pouco. Assim você diminui a chance delas ficarem cruas por dentro.
- Você pode acrescentar 4 colheres (sopa) de cacau em pó aos ingredientes secos se quiser panquecas de chocolate. =)



terça-feira, 10 de maio de 2011

Cupcakes Coração

Fizemos ( lil'sis e eu) esses cupcakes para o dia das mães. Estavamos ensaiando a um tempão e finalmente botamos a mão na massa! rss São os cupcakes mais kawaii/cute que já fizemos. =) Uma pena que não deu para postar antes no blog. Mas você não precisa de uma desculpa para fazê-los, todo dia é dia de cupcakes. ;)
Como a preguiça é muita - ehehehe - vou deixar apenas os links com as receitas, ok? Mas colocarei algumas fotos para ajudar na montagem dos cupcakes. A idéia veio daqui (em inglês. O site está em manutenção, então por enquanto não há receitas. Mas você ainda pode navegar pelo site.)


A receita para os corações foi retirada daqui. E a massa dos cupcakes veio daqui (dobramos a receita), mas você pode usar a mesma receita dos corações, sem acrescentar corante.

1. Para os corações: Siga as instruções da receita normalmente e asse em uma forma retangular.Espere esfriar e faça corações utilizando um cortador de metal para cookies.


2. Prepare a massa dos cupcakes e encha 2/3 da forminha. Coloque um coração no centro e aperte para afundar. Cubra com um pouco mais de massa, só para esconder o coração. Cuidado para não encher demais, pois eles podem transbordar. Importante: coloque todos os corações virados para o mesmo lado (virados para o seu lado, por exemplo)! Pois assim você não corre o risco de perder o "efeito" do coração quando forem cortados ao meio.


3. Asse de acordo com as instruções. Deixe esfriar em uma grade, tomando o cuidado de deixar todos os cupcakes na mesma posição.

4. Prepare a sua cobertura favorita, ou faça a que nós utilizamos. A cor-de-rosa é um buttercream e foi retirada daqui. A branquinha é uma cobertura de cream-cheese com limão e retirei daqui (em inglês), e transcrevo abaixo.

Cobertura de cream cheese e limão

225g de cream cheese, temperatura ambiente
1 1/2 xícaras de açúcar de confeiteiro impalpável
115g de manteiga sem sal, temperatura ambiente
1 colher (sopa) de raspas de limão
1 colher (sopa) de suco de limão

Bata todos os ingredientes até ficar cremoso. 

5. Decore os cupcakes. Coloque confeitos para ajudar a identificar o sentido em que está o coração. Nós usamos confeitos de coração virados no mesmo sentido que o coração de dentro.

~Rende aproximadamente 18 cupcakes.


terça-feira, 3 de maio de 2011

Pão de Mandioquinha

Quem gosta de pão levanta a mão!  \o/
Não tem coisa melhor que acordar e ter um pãozinho desse (ou uns pãezinhos) te esperando no café-da-manhã...ou da tarde...ou no almoço. Nham-nham. Trocaria o pão francês por essas bisnaguinhas a qualquer hora. =) Ai, que fome...
Os pãezinhos são bem macios e molhadinhos, até no dia seguinte. Desafio alguém a fazer esse pão e não comer mais que um assim que sair do forno. ;)


2 tabletes de fermento biológico
2 colheres (sopa) de açúcar
1 pitada de sal
1/2 xícara de água morna
2 ovos
1 tablete de margarina (100g), em temperatura ambiente
1 lata de leite condensado
1/2 kg de mandioquinha, cozida, espremida e fria
1 kg de farinha de trigo

1. Dissolva o fermento com o açúcar. Acrescente o sal, a água, os ovos e a margarina e misture. Adicione o leite condensado e depois a mandioquinha. Por último, vá acrescentando a farinha e misturando (com as mãos) até que a massa desgrude das mãos, aproximadamente 1 kg.
2. Cubra a tigela com um pano de prato limpo e deixe crescer até dobrar de volume.
3. Em uma superfície enfarinhada, divida a massa no tamanho desejado e dê forma ao pão. Nós optamos por fazer bisnaguinhas, mas você pode fazer um pão maior, como pão de forma.
4. Pincele com gema de ovo e deixe crescer novamente em uma assadeira untada com óleo vegetal.
5. Asse em forno 200ºC até dourar.

Rende aprox. 30 bisnaguinhas.