terça-feira, 17 de maio de 2011

Panquecas Americanas

Tivemos panquecas para o café-da-manhã de Domingo. Hmmm...ouso dizer que essas são as melhores panquecas que eu já comi, e olha que não foram poucas. Hahaha  Elas são bem fofinhas e altas, como a dos filmes americanos, e possuem a textura de um bolinho mesmo (algumas panquecas tendem a ser mais esponjosas). Quem me presenteou com essa receita foi a minha amiga e companheira do meu outro blog, a Ann. Thanks Ann!! =D
 #queropanquecastodososdiasparaocafedamanha =)


2 xícaras de farinha de trigo
3 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
1 xícara de açúcar - Eu geralmente uso 1/2 a 3/4 de xícara, pois acho que 1 xícara fica doce demais
1 xícara de leite, temperatura ambiente
55g de manteiga sem sal, derretida
2 ovos

1. Peneire a farinha, o fermento, o sal e o açúcar em uma tigela média.
2. Acrescente os ingredientes líquidos e misture até ficar homogêneo. Não misture demais.
3. Unte uma frigideira com manteiga e aqueça em fogo baixo. (Faço sempre na boca menor e no fogo mais baixo.)
4. Coloque uma porção da massa na frigideira - + ou - meia concha. Algumas bolhas irão se formar*. Vire a panqueca com a ajuda de uma espátula/escumadeira e deixe assar por mais alguns segundos.
5. Sirva com morangos, banana, mel ou maple syrup, ou com o que desejar.

~Rende mais ou menos 10 panquecas médias, ou mais dependendo do tamanho.

*Dicas: 
-Não faça em fogo alto pois elas irão queimar e vão ficar cruas por dentro.
-Retire a frigideira do fogo antes de colocar mais uma porção da massa. (Não esqueça de voltar ao fogo! Eu sempre esqueço.)
-Não espere até que bolhas se formem antes de virar as panquecas. Sempre dê uma espiadinha antes de virá-las, levantando uma beiradinha com a espátula, pois se o fogo estiver forte elas irão queimar antes das bolhas se formarem (vai depender do seu fogão; o meu é bem forte, mesmo na chama mais branda.)
-Ao virar as panquecas dê uma apertadinha de leve com a espátula para achatá-las um pouco. Assim você diminui a chance delas ficarem cruas por dentro.
- Você pode acrescentar 4 colheres (sopa) de cacau em pó aos ingredientes secos se quiser panquecas de chocolate. =)



Nenhum comentário:

Postar um comentário