terça-feira, 5 de julho de 2011

Tartelettes de Limão

Não sei o que anda acontecendo, mas só ando com vontade de comer coisas com limão. Tortinhas, bolo, tudo. Acho que estou com "Lime-fever". Hehe Ler o blog "cítrico" da Patrícia também não ajuda muito. Suas receitas - e fotos -  são de dar água na boca. Recomendo muito. =) #ficaadica.
Essas tartelettes são bem fáceis de fazer e são uma delícia. Dá para fazer um monte, guardar em um pote bem fechado e congelar. Deixe descongelar e use o seu recheio preferido: limão, maracujá, chocolate, nutella, cream cheese..... ;)


Tartelettes:
125g de manteiga, temperatura ambiente
65g de açúcar
1 ovo
250g de farinha de trigo

1. Na batedeira, coloque a manteiga e o açúcar. Bata à velocidade média até obter um creme fofo e claro. Diminua a velocidade da batedeira, acrescente metade da farinha e continue batendo. Adicione o ovo e bata apenas para incorporar. Desligue a batedeira. Junte o restante da farinha e misture com as mãos, sem sovar, até obter uma massa homogênea.
2. Cubra a massa com filme e leve à geladeira por 30 minutos.
3. Preaqueça o forno a 180ºC.
4. Polvilhe uma superfície limpa com um pouco de farinha. Com um rolo de macarrão, abra a massa até que ela fique com aproximadamente 0,5 cm de espessura.
5. Com a borda de uma forminha média de empada, corte círculos de massa. Coloque um círculo em cada forminha  e aperte com as mãos para modelar. Não é necessário untar as forminhas.
6. Com um garfinho, faça furinhos na base de cada tortinha, para que a massa não fique inflada ao assar.
7. Leve ao forno por 20 minutos. Deixe esfriar antes de rechear.

Recheio:
1 lata de leite condensado
1/2 xícara (chá) de suco de limão - aproximadamente 2 limões

1. Misture tudo em uma tigela e recheie as tartelettes.
2. Decore com chantilly e raspas de limão.

~Rende aproximadamente 50 tartelettes.
Adaptado da chef Luciana Lobo do Panelinha.






Nenhum comentário:

Postar um comentário