terça-feira, 15 de março de 2011

Bolo-pudim

Melhor bolo-pudim que já comi até agora. Já fizemos ele duas vezes, de tão bom que ele é - e nas duas vezes foi devorado inteirinho. =) Ai ai, minhas lombrigas.



Calda
1 1/2 xíc. de açúcar

Bolo
2 ovos
1/2 xíc. de óleo
1/2 xíc. de açúcar
1/2 xíc. de leite morno
1/2 xíc. de chocolate em pó
1 xíc. de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó

Pudim
1 lata de leite condensado
1/2 lata de leite
1/2 lata de leite de coco
4 ovos
1 colher (sopa) de coco ralado

Para a calda: Coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo médio, sem mexer, até virar um caramelo dourado. Espalhe em uma forma de buraco no meio de 24 cm de diâmetro e reserve.

Para o bolo: Bata os ovos com o óleo, o açúcar, o leite e o chocolate no liquidificador até ficar homogêneo. Coloque em uma tigela, misture com a farinha e o fermento e despeje na forma caramelizada.

Para o pudim: Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar homogêneo. Despeje delicadamente sobre a massa do bolo. Leve ao forno médio, preaquecido, em banho-maria, por 50 minutos ou até que ao enfiar um palito, ele saia limpo. Deixe esfriar, desenforme e sirva.

Para o pudim sair mais facilmente da forma, coloque em uma forma com água fervente por 3 minutos, gire de um lado para o outro e desenforme. Ou coloque sob a chama do fogão por alguns segundos.

2 comentários: